Entenda mais sobre a mudança do papel pólen dos livros!

Mudança no papel pólen

Se você estiver atento, deve ter percebido que o papel dos livros mudou! Isso não acontece apenas na impressão da UICLAP, mas na grande maioria das editoras brasileiras. A pergunta que fica é: por quê? Vem entender!

O papel pólen soft, aquele papel creme menos áspero, está sendo gradualmente substituído pelo papel pólen natural, com um toque menos aveludado e aspecto mais acinzentado. A grande razão para a mudança é que a fabricante de papéis Suzano Papel e Celulose, deixou de produzir, por ora, o pólen soft e alterou seus insumos. 

Essa mudança impactou diretamente nos preços dos livros e dos materiais impressos. Segundo pesquisa do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), os livros ficaram 3,6% mais caros nos primeiros sete meses de 2022 no país. 

Em matéria recente, a Folha de São Paulo mostrou que com o disparo nos valores de impressão, muitas editoras estão optando por tiragens menores. Já outras, estão muito mais criteriosas com os títulos internacionais que trazem aos seus selos, pois os custos de produção impactam no valor de venda.   

Por causa desses aumentos, a importação do papel se tornou inviável para muitas editoras. Por isso a decisão de mudar o papel para o Pólen natural. E tentar manter os custos de impressão um pouco melhores, fazendo o valor de capa dos livros não impactar tanto o consumidor. 

Benefícios do novo papel 

A Folha de São Paulo também apontou que o fato de a indústria Suzano ser a principal fornecedora de papéis e celulose, impactaria nos valores do setor de impressões mais cedo ou mais tarde. Os custos já vinham em estudo e desde 2018 eram certos. O cenário mundial conturbado só acelerou o processo. 

O pólen natural reduz a emissão de carbono, em cerca de 30,1%, o consumo de água em 33,1%, o consumo de energia em 17,7%, assim como os recursos minerais em 33%. Em nota ao jornal O Globo, a Suzano informou que o “pólen soft era fabricado em uma máquina cuja capacidade de produção limitava o aumento da oferta. A adaptação do maquinário para fabricar o pólen natural elevou a capacidade de produção em quase 45%”.

Apesar de ser necessária a adaptação dos livros impressos até que ficassem uniformes e não houvesse desperdícios, a contrapartida é que o novo modelo de papel gasta um pouco mais de tinta, mas ainda assim, seus benefícios ecológicos e econômicos são maiores. 

O pólen soft será revivido, mas isso custará de 15% a 20% mais caro, o que o deixará com possibilidade industrial esporádica. Será difícil que seja adotado em massa pelas editoras. 

Isso tudo significa que o pólen natural veio para ficar. 

Com tudo explicado, como fica o seu livro? 

Com a mesma gramatura! Seu projeto não ficará danificado e você estará com um modelo de papel ecologicamente melhor. 

Esse ajuste fez-se necessário para não encarecer processos de impressão e o custo dos livros aos consumidores.

Viu só? Cada vez mais a UICLAP vem se destacando como a melhor opção para escritores materializarem o seu sonho de publicar. 

Com a troca do papel e os novos custos de mercado, essa escolha fica ainda mais evidente. Venha você também para a comunidade literária que mais cresce no país. Conte sempre com a gente. 

  • Fontes: