Empreender – um estilo de vida.

Desenvolvendo a Mentalidade Empreendedora Luciane Abramo

O brasileiro era o povo mais empreendedor entre os países economicamente mais importantes.

Exame Abril/2011.

Um fraco desempenho econômico nos EUA, uma crise econômica nos países da Zona do Euro e o inteligente aproveitamento pelos países emergentes dos seus mercados internos, tornaram o ambiente de empreendedorismo no Brasil mais propício.

Desde o início da pandemia o mundo tem passado por grandes transformações mundiais. No Brasil, existem milhões de pessoas desempregadas. Segundo dados do IBGE, considerando todos os subutilizados, faltou trabalho para mais de 33.000 milhões de pessoas no País no primeiro trimestre de 2021, incluindo as pessoas em busca de empregos, quem está trabalhando menos horas, pessoas que não estão procurando vagas, no entanto estão disponíveis para o trabalho, como os desalentados. A estimativa média da população, são de 212 milhões de habitantes. No caso específico do Brasil, segundo dados do Mundo Educação – Uol, a população ativa soma aproximadamente 79 milhões de pessoas, sendo 46,7%, índice baixo, uma vez que os demais da população, média de 53,3%, fica à mercê do sustento dos economicamente ativos. Em diversos países, o índice é superior, aproximadamente 75% atuam no setor produtivo.

Diante desta situação, muitas pessoas viraram empreendedores do dia para a noite e não sabem o que fazer para o seu sustento. Conscientes ou não, existe um processo que o empreendedor passará para desenvolver um novo negócio:

  • Necessidade
  • Sonhos
  • Liberdade
  • Autonomia

Cada item desse processo e muitas outras etapas, exigem o comportamento empreendedor para a sustentabilidade.

O número de novos empreendimentos é um indicador que não deve ser analisado isoladamente. Um empreendimento precisa de condições adequadas para se manter e se desenvolver. Não basta apenas vontade de empreender, é necessário ter competência empreendedora para manter o negócio saudável e fatores ambientais favoráveis, para a evolução e o progresso. Reconhecidos institutos de fomento ao empreendedorismo, como SEBRAE, Fiesp entre outros, trazem muitos resultados e impactos positivos.

A pandemia também contribuiu para o fechamento de mais de 800 mil empresas. Milhões de empresas que continuaram abertas, sentem as consequências da crise econômica agravada.

Um dos fatores apontados pelo SEBRAE em um estudo Causa Morti é o comportamento empreendedor.

O encerramento das atividades de uma empresa, implica em diversos impactos econômicos e sociais, como: redução de arrecadação de impostos, empregos, menos competitividade no mercado, perda e redução de capital e tempo investidos, fim de sonhos e muitos outros. Essa situação péssima não acontece apenas no Brasil. A morte prematura de empresas, com menos ou mais intensidade, ocorre também em outros países, independentemente da condição econômica.

Com base no cenário apresentado, nasce o meu livro: Desenvolvendo a Mentalidade Empreendedora, com a finalidade de agregar à nossa sociedade em um dos momentos mais difíceis do século XXI onde faço esse convite para a reflexão. A minha missão com a obra, é impactar milhões de pessoas para a mentalidade empreendedora, onde trago um pouco dos meus 20 anos de empreendedorismo, diversas pós-graduações, milhões de horas de trabalho e estudo contínuo, em 05(cinco) lições para o início do aprendizado de uma longa jornada.

Essas lições, consistem em aprendizados para ir além de abrir um negócio. Você irá assumir o percurso empreendedor, uma ação que exige muita coragem e dedicação além de práticas e ações como:

  • Construir um sonho
  • Atingir seus objetivos e alcançar os melhores resultados como empreendedor para o seu negócio

Desenvolvendo a Mentalidade Empreendedora, trará ganhos valiosos ao coletivo das nações e juntos, com profissionais como você, empresas com diretrizes, geração de riqueza, trabalho e empresas saudáveis.

Comece agora a realizar seu sonho, seja você um estudante, aprendiz, mestre ou alguém que sempre desejou empreender na empresa que trabalha ou ter o próprio negócio.

O caminho é delicioso, muito difícil e requer gostar de trabalhar.

Você merece e tem o direito de ser muito feliz.

Vamos juntXs!

Por Luciane Abramo

CEO e Fundadora Óperah Soluções e Tecnologia

Mulher de Negócios, Palestrante, Mentora e Investidora anjo PoliAngels e autora da obra: Desenvolvendo a Mentalidade Empreendedora.

www.lucianeabramo.com.br

Desenvolvendo a Mentalidade Empreendedora

Vivemos em uma das fases mais delicadas da humanidade no século XXI – a pandemia. Por isso, é importante compreender as transformações que regem os acontecimentos e os negócios. A essência deste livro é apresentar a mentalidade do empreendedor e suas ações, trazendo condições práticas para ajudar você a repensar e agir.