Dias de Chuva - Romance Literário

O livro Dias de Chuva é uma narrativa em poucas páginas que, ao primeiro olhar pode parecer singelo. No entanto é uma proposta que se apresenta com várias perspectivas e possibilidades para reflexão e aprofundamento.

Dias de Chuva - Romance Literário

O livro Dias de Chuva é uma narrativa em poucas páginas que, ao primeiro olhar pode parecer singelo. No entanto é uma proposta que se apresenta com várias perspectivas e possibilidades para reflexão e aprofundamento. 

A história contada pela jovem Stella, com seus vinte anos, não tem em si a pretensão de destrinchar e rasgar a alma dos personagens. Ela simplesmente conversa com você, te conta momentos bons e ruins de sua vida com sua família e seus amigos próximos. 

Talvez se Stella tivesse feito esses relatos vinte ou trinta anos mais tarde, sentiria necessidade de esclarecer e detalhar tantos pontos de interrogação que o leitor poderá ter ao ler o livro. Mas é justamente aí que está o ponto forte da obra: “cutucar”, despertar e instigar. 

A leitura de Dias de Chuva deverá despertar o interesse para estudos e debates sobre alguns pontos como: AIDS, o que é e onde surgiu? Como afetou pessoas no mundo todo e levou a tantas mortes? Como é a vida de quem convive com a doença nos dias de hoje? Ainda há preconceito?  

O suicídio, um assunto tabu, como prevenir? Como ajudar as famílias a viver com a dor e o sentimento de culpa e impotência?

Os conflitos dos jovens e adolescentes em suas relações familiares, que mudanças ocorreram da década de oitenta para cá? 

Portanto, Dias de Chuva é uma leitura indicada para jovens e adultos, pais, professores, enfim, vale a leitura! 

Por Cleides Batista

Dias de Chuva

Stella, já na faculdade, guarda ainda muito viva a memória dos anos finais do Ensino Médio. A dor da doença e perda do amigo Paulinho, o preconceito e o sentimento de impotência pertinente a todo jovem que traz em si paixão pela vida. Para ela, seguir em frente só seria possível após abrir seu coração e relatar toda essa história de amizade, companheirismo e paixões, “Relembrar é doer’.
Mesmo doendo, Stella narra em seu livro momentos vividos por ela e seus amigos, Paulinho, Alexandre e Helena, revivendo assim, os conflitos, dificuldades e o processo de amadurecimento de cada um. Uma narrativa tão sincera e desconcertante que vale a pena ser lida por jovens, adolescentes, e por aqueles que já passaram pela juventude. As relações familiares, a AIDS, uma doença incurável que na época significava sentença de morte, os amores; e a vida que precisa seguir, assim como a chuva que as vezes não para por longos dias.