CULTURA CAPILÉ: mãe e filha falam sobre o ofício de escritoras e suas obras publicadas

Carolina Michel

por Felipe Faleiro

As escritoras Carolina Pohlmann Bueno Michel e a pequena Mariana Michel Cardoso, filha de Carolina, foram as convidadas desta sexta-feira, 11, do programa Cultura Capilé. Elas falaram sobre as obras literárias lançadas e o processo de criação dos livros, que estão à venda na Internet e retratam situações do cotidiano, misturadas à ficção. Mariana, inclusive, completa nove anos de idade neste sábado.

Carolina tem quatro livros publicados de forma independente, nas áreas de poesia e crônica. Reviravoltas da Vida, sua obra mais recente, está em pré-venda, e sua comercialização deve ser liberada na semana que vem, segundo ela. Ela é uma trilogia, iniciada com Perdi Você! E Agora?, seguido de O Amor Chegou e encerrando com Escolhendo Caminhos. “Comecei a escrever com oito anos, sobre qualquer coisa que via pela frente, como o pôr do sol, que foi a primeira coisa sobre o qual escrevi. Gostava também muito de desenhar e de escrever sobre o desenho em si. Eu ficava em cima de uma árvore, estudando. Um dia, cheguei das férias e mostrei minha primeira poesia para a professora, ela adorou. Comecei a participar de tudo o que havia de eventos do tipo”, contou Carolina.

Ela contou que, na fase adolescente, era chamada de “Mario Quintana de saias” por alguns professores, que a incentivaram a seguir escrevendo. Foi convidada para a Academia Literária do Vale do Rio do Sinos (Alvales), e em 2001, publicou “501 Anos de Poesia”, em celebração aos 500 anos da chegada de Pedro Álvares Cabral em terras brasileiras. Mas a obra, conforme Carolina, é dedicada aos índios, que já viviam por aqui na época do Descobrimento.

Mariana também descobriu a veia artística logo cedo, incentivada pela mãe. “Disse para ela que queria escrever um conto, aí ela colocou meus contos no livro”, comentou a jovem, se referindo à obra Ser Criança – Realidade Infantil, escrita por sua mãe. A própria Carolina costuma criar as capas para as obras literárias, a partir de desenhos feitos por ela, misturados com imagens livres de direitos autorais – como é o caso do cachorro “caramelo” do livro O Sumiço de Karamelo, escrito por Mariana.

As vendas das obras são feitas pela editora UICLAP, plataforma para autores independentes comercializarem seus livros e escolherem o quanto gostariam de receber por eles. O site, então, avalia o quanto receberá de comissão pela publicação.

Sempre coloco um preço que acredito ser justo. No caso das obras da Mariana, sempre repasso ideias para ela ir escrevendo, depois confiro o português, para ver se está tudo correto. Têm vezes em que nada precisa ser corrigido, mas, em outras, a gente lia, relia, e mudava as coisas.

Carolina Pohlmann Bueno Michel

Carolina disse sonhar que Reviravoltas vire uma série, pois, entre outros aspectos, é parcialmente inspirado em acontecimentos reais, enquanto outros são ficcionais. A obra teve sua escrita iniciada ainda na adolescência dela, porém houve uma pausa e a retomada na fase adulta. “Estava na 30ª página, quando mudei capa, título, aumentei a história e mudei até os nomes dos personagens. Você começa a criar laços com seu próprio romance. Ele vai criando vida”, afirmou ela.

Para saber mais

Fonte: Berlinda

O Sumiço de Karamelo

É um conto infantil, que mostra a aventura de dois irmãos a procura de seu cachorro, depois de se soltar de seus donos. Venham conhecer essa dupla e seu cachorro, a primeira dentre várias aventuras e peripécias desses três personagens. Verão onde esse pequeno cachorrinho de estimação foi parar, onde? Leiam e descobrirão….Um dos contos feitos por Mariana Michel Cardoso, na aula de produção textual.