Conheça os principais Bancos de Imagens Gratuitos!

Banco de Imagens

A capa é o primeiro contato com um livro, ela precisa impactar os leitores e precisa trazer a curiosidade deles à tona.

Por isso, você deve saber quais banco de imagens e assim encontrar boas imagens para criar a sua arte.

Neste artigo a gente vai te mostrar os principais banco de imagens gratuitos, como identificar imagens e quais as atribuições necessárias para a sua utilização. Vamos nessa?

Direitos Autorais Sobre o Uso de Imagens: 

Se você pensa que a Internet é terra de ninguém, deve parar de pensar assim! Tudo que você pesquisa, tudo que lê e toda imagem que vê, tem uma origem. As informações que temos à disposição, estão asseguradas de alguma forma, no caso das imagens, existem os direitos autorais. 

Toda imagem criada, seja ela uma fotografia, um desenho, uma ilustração, uma pintura, enfim, toda imagem criada e veiculada tem um autor, e o artigo 5 da Constituição Federal, bem como a Lei de Direitos Autorais, garante o direito do autor ser o único que pode usar, publicar ou produzir trabalhos a partir da imagem que criou. Usar essa imagem sem permissão, pode gerar alguns problemas! 

Agora que entendeu essa parte, deve estar se perguntando: e o que fazer para conseguir imagens gratuitas? Opa! Aqui a gente pode te ajudar! 🙂

Conhecendo os Bancos de Imagens

Os bancos de imagens gratuitos são incríveis ferramentas nas quais os donos ou criadores de ilustrações e fotografias disponibilizam suas imagens para uso livre ou comercial, geralmente os dois formatos estão liberados, mas é sempre bom ficar de olho nas informações que aparecem em cada imagem ao abrir. Isso quer dizer que você pode usar a sua criatividade e usar, modificar, editar e alterar sem medo de processinho, haha! 

Vamos deixar aqui a dica dos 05 melhores bancos de imagens para você usar e se jogar na criação de capas e, quem sabe, até ilustrar a sua diagramação!

Unsplash

Nesse site você encontra imagens lindas, sobre vários temas e de vários formatos. Todas as imagens estão livres de direitos autorais. Além de fazer uma capa com imagens sensacionais, você pode pensar até na criação de um Aesthetic (a beleza de identidade visual exclusiva) para a divulgação do seu livro. 

Você nem precisa creditar o fotógrafo original, e pode procurar imagens para os mais variados temas. Atente-se sempre à resolução e tamanho da imagem solicitada no Portal para que dê tudo certo na sua criação, tá? 

https://unsplash.com/

Rawpixel

O acervo deste site é incrivelmente gigante e diverso! Seu trabalho será se decidir por uma imagem, mas acredite, vai encontrar imagens sobre muitos assuntos. Além de ter o próprio banco de imagens, permitir download gratuito e ser gigantesco, o Rawpixel também disponibiliza pacotes de imagens em outras plataformas.

Imagens, ilustrações, vetores, gifs e muito mais! Além de todo o acervo gratuito, você pode criar uma conta premium, caso deseje e tenha a possibilidade, para acessar um acervo exclusivo.

https://www.rawpixel.com/

Pixabay 

O Pixabay é um grande acervo de imagens vetoriais, ilustrações, fotografias e até vídeos para você usar gratuitamente. Por meio dele você consegue usar filtros, incluir tamanhos e dimensões que deseja, o que é ótimo para que você trabalhar sua capa com muita criatividade. Você também escolhe a orientação da imagem, cores, e mais algumas exclusividades do site. O acervo do Pixabay tem mais de 1,2 milhão de elementos para você se divertir e procurar o que deseja. 🙂 

https://pixabay.com/pt/

LibreShot

Um banco de imagens que permite download sem a necessidade de login. As imagens não têm marca d’água, podem ser baixadas facilmente. O site recebe novas imagens toda semana e o conteúdo é de responsabilidade do artista Martin Vorel. 

Você encontra muitas categorias, dos mais variados temas e inspirações. 

Também conta com uma categoria premium, que você pode acessar, caso queira e possa arcar, para ver conteúdos exclusivos. 

https://libreshot.com/

Flickr

Este é um dos bancos de imagens mais famosos de todos os tempos e o melhor, no mundo todo! 

Como é parte do grupo Yahoo, seu acervo é quase infindável. Tem bilhões de fotos, imagens e ilustrações! 

É um acervo incomparável para as mais diversas categorias. É só aproveitar! 

Mas atenção: Cada imagem do Flickr tem o seu próprio autor, você pode usar à vontade, só não se esqueça de creditar o dono da foto original, tá? 

https://www.flickr.com/

Creative Commons

É um tipo de licença onde os autores podem especificar que seu trabalho pode ser usado assim ou assado. Quando você vir um conteúdo com o CC geralmente não precisa solicitar permissão ou pagar pelo uso. Mas é sempre bom conferir o limite de uso permitido pelo criador da imagem. 

Fique de olho nas atribuições da licença, pois nem toda a licença para uso de imagem é igual a outra. Existem seis atribuições, ou categorias de licenciamento padrão, principais: 

Atribuição (CC BY) – de todas as licenças CC, é a melhor para conseguir imagens por ser mais permissiva, você pode até reinventar uma obra para comercializar, só não deve se esquecer de mencionar a fonte. 

Atribuição não comercial (CC BY-NC) – Como o nome já diz, essa atribuição permite alterações, mas não para fins comerciais. A fonte deve ser mencionada e as obras derivadas não precisam ser licenciadas. 

Atribuição sem derivações (CC BY-ND) – Essa licença permite a distribuição comercial e  pessoal de uma obra, desde que ela não seja alterada e o criador seja creditado. 

Atribuição compartilha igual (CC BY-SA) – Ela permite que terceiros distribuam, alterem e construam sobre um trabalho pessoal e comercial. Para isso, a fonte original deve ser creditada e todos os trabalhos derivados precisam ser licenciados com esses mesmos termos de uso. 

Atribuição não comercial compartilha igual (CC BY-NC-SA) – Nessa atribuição é possível distribuir, alterar e construir sobre uma determinada obra, mas não comercialmente e creditando a fonte. Os trabalhos derivados não precisam da mesma licença que os originais.

Atribuição não comercial sem derivações (CC BY-NC-ND) – Essa licença é a mais restritiva, ela permite apenas o download ou uso de obras, de maneira compartilhada. É preciso creditar o original, sem alterar ou fazer uso comercial. 

Você encontra mais informações sobre cada atribuição no site oficial da Creative Commons.

Viu só quanto site legal? Agora você não tem mais desculpa para não deixar a sua criatividade fluir! Aproveite os recursos da ferramenta de criação, faça sua capa exclusiva, arrase e conquiste ainda mais os seus leitores publicando aqui na UICLAP

Conheça os principais Bancos de Imagens Gratuitos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo