Como tornar seu perfil de autor mais atrativo?

Como tornar seu perfil de autor mais atrativo

O mercado editorial tem mudado significativamente, a era digital está em crescimento, e cada vez menos o leitor recorre às livrarias físicas para encontrar o que procura. Por isso, é comum se perguntar: como o escritor independente pode se destacar e encontrar leitores? Aqui vão três dicas para tornar o seu perfil de autor mais atrativo!

1 – Esteja presente nas redes sociais.

O primeiro passo para começar a divulgar o seu trabalho, é estabelecer uma comunidade. Nas redes sociais é preciso se fazer presente para se destacar, encontrar o público almejado e conseguir avançar no processo de divulgação. O que começa com amigos, pode se expandir em pouco tempo, se você mantiver o foco e a constância. 

Você pode postar um pouco do seu processo de escrita, das suas pesquisas, suas escolhas e os seus sentimentos na jornada de publicar um livro. Fóruns de internet ainda são boas bases para comunidades, faça parte de grupos no Facebook que tenham o seu público-alvo, comunidades de escritores, para trocar boas experiências. 

E se você já tem um bom envolvimento com as redes sociais, pode pensar em criar um grupo no Telegram com postagens e conversas regulares para expor o seu trabalho e processo de criação. Ainda que você seja tímido, fique tranquilo! Pense em publicações onde o foco seja o que você escreve e a maneira como realiza o seu sonho. Não é necessário que você apareça, ou mesmo que grave inúmeros conteúdos que te deixem desconfortável. 

A internet tem espaço para todos os tipos de público, logo, você não precisa perder a sua identidade para se engajar. E acredite: Ser autêntico dá muito certo! 

 2 – Trabalhe o pré e o pós-lançamento

Nesse ponto é bom pensar no investimento que você tem disponível para fazer a divulgação. Se puder, invista em anúncios no Facebook e no Instagram, faça campanhas para divulgar o evento de lançamento, forneça uma cópia prévia às influencers parceiras e divulgue o link de compra antecipada do seu livro. 

O propósito é incentivar os leitores a avaliarem o seu livro, e também despertar a curiosidade do público,  para aumentar o engajamento para o lançamento oficial. 

Depois disso, passado o evento, faça campanhas de incentivo para que os leitores dividam suas percepções sobre o evento, compartilhem fotos com você e o seu livro, falem sobre a leitura, enfim, ajudem a sua obra a ganhar o destaque que merece. 

Em alguns casos, você pode participar de patrocínios ou promoções que ajudem na divulgação do seu trabalho como escritor. Assim você terá acesso à divulgação por meio da imprensa. Caso queira fazer tudo de maneira independente, procure por Agências de Notícias, faça um levantamento de valores e trabalhos e veja se cabem no seu orçamento.

3- Fidelize o seu público leitor!

Não basta apenas realizar a divulgação do livro e não manter o contato com seus leitores de alguma maneira. Você pode escrever um micro texto para uma rede social, deixar uma homenagem ou dividir os passos de um próximo trabalho, até mesmo as suas leituras terão relevância e vão gerar identificação. O importante é manter esse público ativo. 

Mesmo que tenha passado meses, ou anos, você pode realizar um “refresh”, refrescar a mente dos leitores. Para isso, combine com uma influencer digital que atenda ao seu público-alvo, peça uma resenha, uma releitura, uma nova divulgação, reforçando os pontos fortes do seu texto. 

Lançar um livro por conta própria parece desafiador, mas a autopublicação garante que você tenha maior controle da sua obra e a UICLAP está aqui para facilitar o processo de publicação, impressão e venda. Isso te dá uma vantagem única e maravilhosa! 

Mostramos os principais meios para a divulgação do seu trabalho, mas não se esqueça das vantagens que a UICLAP dá aos seus escritores: compras em lote, cupons exclusivos e personalizados, nosso canal de vendas, a Loja UICLAP, nosso ranking de medalhas e a nossa comunidade de escritores no Facebook. São inúmeros os incentivos e benefícios para te ajudar nessa divulgação à medida que você avança. Tudo e fazer com que você se sinta seguro e consiga publicar com tranquilidade. 

Conte com a gente sempre na materialização do seu sonho!