Como liderar pela primeira vez?

Como liderar pela primeira vez?

Passos fundamentais para iniciar sua liderança

Caro leitor,

Recentemente eu lancei meu primeiro livro intitulado Liderança de Excelência, baseado na minha experiência de 10 anos liderando pequenos grupos, projetos, pesquisas e outras atividades. Foi uma baita experiência que agora compartilho com todos.

Hoje eu gostaria de falar com você não sobre o livro, mas sobre o tema de liderança. Vamos juntos em mais esta jornada?

Antes de começarmos, é claro que eu preciso fazer propaganda do meu livro e dizer como você pode adquiri-lo. Basta clicar no link abaixo e seguir as instruções do site. É bastante autoexplicativo. Ajude-me a continuar produzindo material e conteúdo de qualidade e a alimentar o meu sonho de ser um escritor.

Conceitos fundamentais

Antes de responder à pergunta-chave deste artigo precisamos de alguns conceitos breves. O primeiro é que o líder é diferente do chefe. As duas palavras não necessariamente se misturam. É fundamental entender que alcançar o posto de chefia não te torna um líder reconhecido pela equipe. Há muito mais envolvido. Portanto, líder e chefe não são a mesma coisa. Todo chefe é um líder, mas nem todo líder é um chefe.

O segundo conceito importante tem haver com as pessoas. Liderar é cuidar de pessoas. Não importa se é na igreja, na escola, na empresa privada ou pública. Liderar é cuidar de pessoas. Se você cuida das pessoas elas irão cuidar do resto. Se você não vê pessoas te seguindo ou te buscando ajuda, conselhos e informações, então você não está exercendo bem o seu papel.

Terceiro conceito fundamental é este: liderar é conduzir a equipe para alcançar resultados. Resultado é a consequência de uma ação ou conjunto de ações. Quem exerce liderança irá alcançar algum tipo de resultado. Pergunta: que resultados você tem alcançado? São bons ou ruins?

Por fim, precisamos responder à seguinte pergunta: a pessoa nasce líder ou se torna líder? A resposta é esta: ninguém nasce pronto, todos podem se desenvolver como líderes. É importante entender que na vida a gente sempre evolui. Genética explica predisposição, mas não explica o comportamento e as ações futuras.

Liderando pela primeira vez

A pergunta-chave deste artigo é: como liderar pela primeira vez? Deixe-me citar um pequeno trecho de meu livro.

“Até hoje eu me recordo do meu primeiro dia na liderança de um pequeno grupo. Eu quase fracassei. Muita coisa deu errado, porque eu não me preparei o suficiente para conduzir a reunião do grupo, acabei falhando em pontos fundamentais. (…) Os primeiros passos de uma boa liderança são os mais complicados, pois há muita expectativa envolvida, por isso é fundamental e obrigatório aprender a conquistar a confiança da sua equipe logo no início do seu trabalho. (…) Todo o processo de comunicação e relacionamento começa com a construção da confiança.”

Considero fundamental que todo líder conheça (bem) sua equipe antes de mais nada. No final de 2019, o nosso antigo gestor foi desligado da empresa. Foi um período bastante sombrio e perigoso para a equipe uma vez que não perdemos apenas o gestor, mas perdemos a única pessoa que nos apoiava de fato em nossas ações. Mas, é outra história. No mesmo dia do desligamento dele, véspera de um feriado prolongado, foi feita uma reunião comigo e mais um colega e nessa reunião ficou definido que nós não teríamos um novo chefe, mas sim dois. Eles tentaram conhecer a equipe, mas ao invés disso eles ficaram se batendo e criaram confusão e o caos se instalou. Não tem como começar um trabalho sem antes conhecer a sua equipe e saber ouvi-la.

Trabalho por propósito

E não basta apenas conhecer a equipe para liderar bem. É muito importante que o líder trabalhe por propósito. Muitos líderes cometem o erro de iniciar um trabalho e não ter propósito para si mesmos e nem para a equipe. Culpa de quem? Muitas das vezes deles mesmos. Mas, a culpa central, a meu ver, é de quem colocou a pessoa no cargo de liderança.

Sobre o propósito é importante que o líder passe a causa, o propósito para a sua equipe. Se você, na condição de líder, não tiver um propósito saiba que os outros terão um propósito para você. Do mesmo modo, não tenha um propósito elevado demais para você e para equipe. Entenda: vaidade é um grande vilão.

Ainda sobre propósito, é necessário dizer que se a equipe não está engajada na causa, não adianta querer exigir muita coisa. Se a sua equipe não está engajada, a culpa muito provavelmente é sua. Comunique, premie, incentive, motive e faça a sua parte. Se nada mudar é por conta da cultura e desenvolvimento.

Cultura e Desenvolvimento

Quando você estiver liderando a sua equipe pela primeira vez é importante que você entenda a cultura da organização. Como falei no primeiro ponto, você precisa conhecer a sua equipe. E conhecer a equipe diz respeito também à cultura da organização, especialmente se você for líder vindo de uma outra organização, uma vez que há modelos distintos entre as empresas. O fator cultural pode motivar ou desmotivar a equipe a continuar.

As pessoas não conseguem lidar com a diversidade.

Entender e respeitar as diferenças é fundamental.

Dentro da cultura é importante falar que você deve tratar as pessoas como elas querem ser tratadas. Não trate as pessoas como você gostaria de ser tratado. As pessoas são diferentes e você não pode achar que as pessoas são reflexos seus. Seu grupo não é um purê de batata, isto é, homogêneo, mas sim uma grande salada misturada.

Falando sobre desenvolvimento agora é importante falar que você nem sempre precisa ter habilidades gerenciais para coordenar a equipe. Entretanto, entenda que líderes aprendem com a experiência do tempo e das outras pessoas. Por isso, é importante que você tenha conselheiros que possam compartilhar as experiências com você. Desse modo, a chance de você errar no começo é bastante reduzida.

Ainda sobre este tópico é fundamental que você não pare de crescer e evoluir. Você chegou ao cargo de liderança por questão de crescimento e permanecerá no cargo enquanto continuar crescendo, evoluindo e se dedicando. Os seus resultados virão como frutos da sua evolução.

Mudança de postura

Quando você se torna líder de primeira viagem você começa a enxergar com outros olhos as coisas que antes você não tinha a menor ideia de como funcionava. A seguir quero resumir, rapidamente, alguns destes aspectos.

Para que você possa bater as metas gerenciais, é preciso que os outros batam primeiro. É aqui que muita gente começa a entender por que tem tanto líder/chefe que vive estressado, preocupado com as informações e dados.

Gestores (líderes) são desligados por comportamento e não por falta de conhecimento. Quando você assume o cargo de liderança mais pesa o que você faz (ou deixou de fazer) do que aquilo que você sabe.

Separe os ambientes pessoal e profissional. É preciso haver essa clara distinção para que não haja prejuízo maiores lá na frente, em especial aos ligados à inteligência emocional.

Competências-chave: adaptabilidade, aprendizado contínuo e ágil.

Palavras finais

Gostaria de encerrar este artigo com este pequeno provérbio atribuído a Buda: “Toda grande caminhada começa com um simples passo”.

Comece. Erre. Aprenda o mais rapidamente com seus erros. Corrija o rumo. Siga em frente. Liderança de excelência é seguir em direção aos objetivos propostos.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com um amigo. Vamos juntos construir um legado de vitórias!

Até o nosso próximo artigo.

Fonte: Administradores.com.br

Por Paulo Augusto M. Machado

Liderança de Excelência

Liderar é ser apaixonado por pessoas e resultados. Um verdadeiro líder é apaixonado por sua equipe e faz de tudo para o bem dos que o seguem. Se você não tem essa paixão por pessoas, você precisa refletir e avaliar a sua condição.