Como idealizar uma cidade fictícia do zero?

Descubra os passos essenciais para criar uma cidade fictícia incrível do zero! Comece definindo a localização, considerando clima, geografia e recursos disponíveis. Em seguida, determine o tamanho da cidade, sua população e infraestrutura. Pense também no objetivo e identidade da cidade, seja ela turística, universitária, industrial, histórica, entre outras possibilidades.

cidade fictícia

Idealizar uma cidade fictícia do zero pode ser um processo criativo muito legal. Não sabe por onde começar?

Aqui estão alguns passos que você pode seguir e tirar esse projeto da ideia para o papel! Chega mais.

Defina a localização: 

Comece pensando sobre onde você gostaria que a cidade fictícia estivesse. Isso pode incluir clima, geografia, acesso a recursos, formas de vida, biologia do lugar. Nessa fase é preciso paciência, pense nos detalhes e tudo dará certo. 

Depois disso, defina o tamanho da cidade, pense na população e no quanto de infraestrutura pretende explorar. Escreva o objetivo da cidade e qual a identidade que você mais irá explorar nessa localidade. Ah! Ponto importante: É importante definir o tipo de cidade, se é uma cidade turística, universitária, industrial, histórica, enfim. Anote tudo e idealize essa primeira fase. 

Crie uma história: 

Mesmo que essa parte não vá para o manuscrito, você precisa saber dessa história, até para a sua cidade ser razoavelmente real para quem lê. Crie uma história sobre a fundação e como ela cresceu ao longo do tempo.

Para a cidade ter uma boa estrutura, pense na economia de base, nas instituições como prefeitura, universidade, bibliotecas, centros comerciais, escolas, parques, hospitais, todas que julgar fundamentais. Esse ponto é muito importante para você conseguir visualizar a vida acontecendo no lugar, para ver as pessoas trabalhando e existindo ali. Capriche! 

Desenvolva a cultura do lugar, molde a sua história para a cidade, quem são as pessoas? O que fazem? Quais as tradições? Como se dividem socialmente? 

Crie personagens inseridos no ambiente:

Pense na relação dos personagens com os lugares e defina o porquê de cada motivo. Isso é importante para deixar a história sólida e te ajudar a ter uma criação mais firme e concisa com a realidade. Você conseguirá enxergar o personagem vivendo no ambiente e o leitor também. 

Crie personagens para habitar o lugar, com diferentes histórias, origens, ocupações e personalidades. Eles podem ser moradores da cidade ou visitantes, turistas, estudantes, empresários, artistas, enfim, vai da sua imaginação. 

O importante é que você defina esses moradores, o que fazem para viver e com o que se importam ou não. 

Faça um mapa: 

Desenhe um mapa com as principais ruas, avenidas, parques, pontos turísticos, áreas comerciais, polos esportivos, zonas verdes, reservas, bairros e todas as características que julgar importante para contar a sua história. 

Essa localização geográfica é importante para a visualização e definição de onde as coisas vão acontecer na sua história. 

Insira detalhes: 

Os detalhes ajudam a dar vida à cidade, como a culinária local, as tradições, as festas populares, as gírias locais, isso tudo torna a sua criação memorável. 

O recurso de criação de cidades fictícias é muito usado no subgênero da alta fantasia, logo, você pode tornar o material de escritores desse segmento um material de estudo. Aliás, aproveite para prestar atenção aos detalhes dos livros que lê, com relação às cidades ou locais descritos. Anote tudo que achar interessante para o seu processo de criação. 

Esses são apenas alguns passos iniciais, o processo de idealizar uma cidade fictícia do zero é altamente criativo e pode levar a muitas possibilidades. O importante é se divertir e não ter medo de se autopublicar
Quanto mais você treinar, mais habilidades desenvolverá nessa parte descritiva de um texto. A estrutura da sua ambientação ficará mais forte e seus leitores mais felizes. Gostou? Então deixa a gente saber através do seu comentário.

A UICLAP é um Portal gratuito de publicação, venda, produção e distribuição de livros impressos, que conecta o autor diretamente ao mercado. Sem exclusividade e sem tiragem mínima.