Como fazer o envio do miolo com páginas pretas ou ilustrações próximas à margem da forma correta?
Fazer o envio do miolo com páginas pretas de forma correta uma dúvida comum, e se você chegou até aqui, está avaliando o uso desse recurso. Então, esse artigo/tutorial foi feito para você descobrir se é possível e como fazer para publicar seu livro desta forma na UICLAP.
Sim, é possível! Você consegue enviar o seu livro com páginas pretas, mas tem alguns detalhes que vamos explicar.
Primeiro, vamos entender como é feito o envio padrão e porque é arriscado enviar a página colorida sem os cuidados que vamos citar.
Margem
A margem tem como objetivo evitar que as informações importantes do livro estejam próximos da linha de corte, podendo ser afetadas. Todo livro tem sua margem, e quando você altera esse padrão de margem definido em seu livro e aplica desenhos e cores que ocupam o espaço da margem, ou até que ultrapassam essa margem, precisamos da sangria, é ela quem garante que o seu conteúdo seja refilado da forma correta, assim como é feito na capa.
Sangria
A sangria nada mais é que a informação indo além da margem e da marca de corte, ou seja a parte que será descartada após o refile. Ele foi criada para proteger o conteúdo, sempre que os cortes são feitos há a possibilidade de um pequeno descolamento das páginas, e quando isso acontece a sangria cumpre o seu papel.
Sua denominação está ligada ao processo de estender a imagem além da margem original do documento, por isso a referência de “sangrar”, reforçando a ideia de ultrapassar as bordas da página. O objetivo é garantir que não haja falha no refile ou filetes brancos à mostra.
Para facilitar o envio do miolo padrão (texto preto e página branca, tudo bonitinho dentro na margem) a UICLAP não exige o uso da sangria. Mas isso não significa que não é possível, afinal um dos nossos objetivos é democratizar a publicação, então para esses casos específicos existe uma solução.
Se você quer que seu livro vá além do padrão de publicação com páginas brancas, tenha cuidado, o ideal é que você utilize um serviço profissional para realizar esses passos, mas vamos mostrar como fazer, caso você tenha acesso ao programa Adobe Acrobat Pro.
Planejamento do livro, tamanho e configuração inicial
Primeiro passo: o conteúdo já tem que vir com essa predefinição do seu editor de texto.
Por ex.: para um livro com tamanho 16 x 23 cm, crie no seu editor de texto o documento com 17 x 24 cm.
Para realizar essa configuração no Word, vá em Layout da Página > Tamanho > Mais Tamanhos de Papel
Em Tamanho de Papel > Tamanho personalizado, Preencha a “largura” e “altura”
Ajuste sua margem incluindo os 5 mm que temos de sangria.
Por ex.: se a sua margem era de 2 cm, ajuste ela para 2,5 cm.
Vamos agora incluir a cor em uma das páginas. Por padrão, o Word não permite alterar apenas uma cor de página do documento, no entanto existe uma alternativa. Crie um box que ocupe toda a página.
Ótimo! Considerando a diagramação e a revisão feitas, vamos exportar o arquivo para pdf.
Vá até a aba Acrobat > Criar PDF
Adobe Acrobat Pro
Abra o arquivo gerado pelo Word no Adobe Acrobat Pro, clique em Ferramentas > Produção de Impressão > Definir caixas de página.
Na sessão controle de margem, em “Aplicar a:” selecione BleedBox e preencha cada um dos campos a seguir com 5 mm. Em Intervalo de página, selecione “Todas”, conforme a imagem.
Na sessão controle de margem, em “Aplicar a:” selecione TrimBox e preencha cada um dos campos a seguir com 5 mm. Em Intervalo de página, selecione “Todas”, conforme a imagem.
Faça o envio do miolo completo para UICLAP utilizando a plataforma, aproveite e revise todo conteúdo (páginas pretas, desenhos e a diagramação) pelo visualizador disponível na ferramenta.