A síndrome da página em branco: para escritores bloqueados ou aspirantes à escrita
Muito tem sido escrito sobre bloqueio criativo, síndrome do impostor, escrita terapêutica e ainda assim, todo dia, centenas de escritores precisam enfrentar a página em branco.
Diante da frustração de não conseguir escrever, muitos profissionais incríveis, começam a duvidar de si mesmos. Pensam que há algo de errado com eles. Transformam a página em branco em sua maior inimiga. Como professora universitária há mais de 20 anos, pesquisadora e escritora de artigos científicos, também vivi estes desafios que, em alguns momentos, me impediram a escrita e a publicação. O resultado deste bloqueio da escrita foi o estresse e o adoecimento.
A síndrome da página em branco não é uma doença descrita nos cânones da medicina, mas poderia ser. Minha experiência como bióloga, doutora em ciências e fisiologia humana, me permitiram reconhecer quando o estresse acadêmico e o bloqueio da escrita passaram a afetar minha saúde física e emocional. Assim comecei uma busca para conseguir desbloquear a escrita. A partir da aplicação conjunta de conhecimentos biológicos, psicoterapêuticos e outros menos óbvios, como filosóficos, ambientais e espirituais, fui destravando a escrita e a escritora.
Escrita Sistêmica: um novo olhar para a construção da habilidade de escrever. Neste primeiro livro compartilho a Escrita Sistêmica, um método autoral que permite o leitor identificar e corrigir a origem do seu bloqueio diante da página em branco. Com exemplos de minha própria jornada, vou mostrando um novo olhar para este grande desafio. Uma forma integrativa de ver a escrita que relaciona as dimensões biológica, cognitiva, psicológica, temporal, comportamental, ambiental, sistêmica e espiritual, do ato de escrever. Cada capítulo traz um exercício prático para que o leitor identifique seus bloqueios.
Será que você está verdadeiramente bloqueado/a? Ou, existe algo na sua biologia te impedindo de ter foco para escrever? Ao invés de bloqueio criativo, você pode estar com falta de alguns nutrientes e vitaminas. Você está escrevendo na hora certa? No melhor lugar? Exato, existe hora e lugar correto para tudo, e para a escrita não seria diferente. Mas como descobrir o seu melhor tempo/espaço? O ambiente correto existe? Por meio das neurociências e do Feng Shui te levo a construir seu espaço sagrado da escrita.
Existe algo no seu passado que te impede de escrever? E na sua história familiar, existe algo que possa impedir a expressão? Você tem alguma lealdade oculta, aos traumas ou às memórias, que possam estar bloqueando seu sucesso na escrita? Somos constituídos de lembranças e vivências, que impactam nosso modo de agir.
Já se perguntou como a escola, o período de alfabetização, e relação de seus ancestrais com a educação podem influenciar seu modo de escrever hoje? Através da Pedagogia Sistêmica podemos descobrir quais episódios, relacionados a oralidade, a escrita, a comunicação, vividos por nós e por nossos antepassados, têm relação com os nossos bloqueios criativos, e transformá-los em fontes de inspiração.
Estas são algumas perguntas que A Síndrome da Página em Branco se propõe responder. Por meio de um mergulho profundo no branco da página, esta obra te
convida a encontrar a sua fonte inesgotável de ideias.
Carla Gonçalves