A Importância De Uma Boa Capa De Livro - Mochilão Literário Uiclap

mochilão UICLAP

Fazer uma capa de livro não é coisa simples. Combinar os elementos presentes, as tipografias (existem milhões de tipografias e fontes disponíveis em sites) e ainda passar a essência do seu livro é algo bastante complexo. Se for possível, opte por contratar um capista.

Uma boa capa de livro deve chamar a atenção dos leitores, o interesse irá surgir fazendo-os ler pelo menos a sinopse, para entender do que o livro se trata.

Em suma, as cores podem auxiliar na definição do seu nicho, ou seja, se você escrever sobre saúde, a cor verde deve ser predominante. Porém, se você quiser escrever um livro com mais emoção e deixar suspense para o leitor, preto e vermelho fazem um ótimo trabalho.

Ser simples pode ser muito poderoso, mas precisa ser bem utilizado. Funciona assim: você usa imagens bastante simples (em alguns casos, nem utiliza). Não usa cores chamativas – há quem prefira o branco como fundo, e pronto.

Há muitas opções para desenvolver a arte de capa do seu livro. Por exemplo, você pode optar por usar uma fotografia do seu acervo pessoal ou mesmo uma imagem comprada de bancos de imagens para chamar a atenção dos leitores. Ou então, você também pode adquirir o direito de uso da arte de algum artista consagrado.

Há inúmeros estilos artísticos para trabalhar em uma capa: podem ser ilustrações vetoriais, cartuns, fundos abstratos, pinturas clássicas, ou mesmo montagens em Photoshop. Você também pode optar por renunciar a qualquer tipo de imagem e selecionar um projeto composto apenas pela tipografia (texto) atraente para a sua capa.

É necessário pensar sobre o sentimento que você deseja criar no leitor. A psicologia das cores é um estudo bastante complexo sobre como as cores afetam o comportamento humano. Esse estudo é aplicado largamente na publicidade e no marketing.

Os efeitos psicológicos e emocionais que as cores exercem sobre as pessoas depende de suas experiências passadas, seus gostos, religião e nacionalidade. Então é importante saber o público que você quer atingir e o assunto que pretende tratar em seu livro, para que a estratégia seja efetiva.

Não existe nenhuma regra universal sobre como criar uma capa de livro. Cada obra merece uma capa diferente, que vai apelar para o público e refletir a natureza da história. O importante é que você não negligencie o design da capa do seu livro e se contente com qualquer coisa. Depois de todo o trabalho duro que você teve de escrever seu livro, é seguro dizer que ele merece uma capa impressionante!