A Importância das Antologias e Coletâneas

Antologias também são portas de entrada para muitas editoras atuais. Principalmente por meio de coletâneas de contos, poemas e crônicas. Afinal, por serem textos curtos, a análise do original é mais ágil e é uma forma do escritor dar uma “amostra” do seu potencial.

A Importância das Antologias e Coletâneas

Antologias também são portas de entrada para muitas editoras atuais. Principalmente por meio de coletâneas de contos, poemas e crônicas. Afinal, por serem textos curtos, a análise do original é mais ágil e é uma forma de o escritor dar uma “amostra” do seu potencial.

De fato, muitos escritores, hoje renomados, começaram suas carreiras publicando contos, crônicas e poemas em coletâneas, revistas e jornais. Por exemplo, Machado de Assis, publicou seu primeiro texto literário no jornal Marmota Fluminense: o poema “Ela”. Em seguida, Machado também atuou como revisor e colaborador regular de uma série de projetos em outros jornais, como a Gazeta de Notícias, Revista Ilustrada, Jornal do Comércio e entre outros. Com o tempo, ele foi conquistando reconhecimento. Até, enfim, publicar seu primeiro romance: “Ressurreição”, em 1872. Hoje, é um dos maiores nomes da literatura brasileira.

Quando participamos de um projeto assim, temos a oportunidade de conhecer outros autores, trocar experiências e aprender mais sobre a escrita, sobre a carreira, sobre o mercado literário e isso é muito enriquecedor. É claro que queremos divulgar nosso trabalho, ser encontrado por novos leitores, mas se você souber aproveitar as oportunidades, poderá ganhar muito mais.

Se você é escritor e quer ter seu trabalho publicado, não perca as oportunidades de projetos como estes; se você é leitor, apoie as antologias e coletâneas, são textos de qualidade (todos passam por uma banca julgadora para fazerem parte de uma obra), de vários autores, por isso, também é uma experiência enriquecedora para os leitores.

Mas, muito além do retorno sobre as vendas dos livros, é preciso levar em consideração o retorno em termos de:

  • Formação da base de leitores;
  • Divulgação do seu nome como autor;
  • Entrar em uma boa casa editorial;
  • Começar sua carreira;
  • Oportunidades de fazer networking.

Além disso, é fundamental que o próprio autor faça uma divulgação da obra, não apenas do seu conto, mas do título como um todo. Isso ajuda no sucesso da antologia e, consequentemente, do próprio autor. Por exemplo, divulgar a foto da capa nas suas redes sociais, seguir as páginas e perfis.

Afinal, por trás de um grande sucesso, sempre tem um grande sonho e um começo pequeno. As antologias são ótimos mecanismos para começar a publicar suas histórias, se lançar no mercado, formar sua base de leitores, fazer seu nome conhecido.

Se você gostou de conhecer as vantagens das antologias para publicar seus primeiros textos, compartilhe com seus colegas autores e ajude-os a realizar o sonho da publicação das suas obras!

Por Mochilão Literário UICLAP