A diferença entre Há e A

há e a

Já ouviu falar em palavras homófonas? São bem comuns na língua portuguesa, são palavras que possuem semelhanças na grafia e na sonoridade, mas têm significados distintos. Este é o caso de e A. 

Uso do “A

O H da palavra , ao ser pronunciado, não tem som, mas acompanha o artigo  ou a consoante com a qual está. Logo, a sonoridade de e A é exatamente a mesma, mas suas aplicações e significados são distintas. 

A” é um artigo definido que antecede o substantivo e indica o que vai acontecer. O que está no futuro. Também é usado para indicar distância. Veja os exemplos: 

  • Moro a dez metros de você, amiga. 
  • Pretendo ir para o Canadá daqui a dois meses. 

Uso do “

Usamos , quando o verbo “haver” estiver no passado. 

Exemplo: 

  • muito tempo não vamos à praia. 

Evite escrever “há muitos anos atrás”. Como indica acontecimentos passados, não existe a necessidade de tornar a frase redundante com o acréscimo da palavra “atrás”.  

Ainda nas orações com indicação de tempo, pode ser usado para substituir o verbo Fazer no passado. 

Exemplo: 

dois dias que não nos vemos. (Faz dois dias que não nos vemos).

Usamos também quando o verbo “haver” está sem sujeito designado – impessoal – para este caso, use o quando “haver” tiver o mesmo sentido de “existir”. Veja o exemplo:  

  • Há métodos melhores do que bater, não acha?  (Neste caso, assume o papel de Existe). 

Conte com a UICLAP para realizar o seu sonho de publicar um livro, de maneira prática. 

A UICLAP é uma plataforma que democratiza a publicação, venda, produção e distribuição de livros impressos e conecta o autor diretamente ao mercado.