05 Dicas Valiosas Para Crescer No Bookstagram E Divulgar O Seu Livro!

booksgram dicas

Sabemos que o Bookstagram é um dos maiores redutos literários das redes sociais.

Milhares de leitores são impactados diariamente no Instagram com fotos, produções e destaques de livros, dos mais variados nichos, estilos, gêneros e gostos.

Muitos autores alcançam visibilidade e leitores, por meio das parcerias como os bookstagram, e em meio a essas de sugestões, a questão primordial para quem quer destacar é: Como fazer isso?

Para ajudar, resolvemos juntar as experiências dos parceiros e parceiras da UICLAP, reunindo 05 dicas valiosíssimas para quem pretende se promover e conseguir espaço literário.

01 – Divulgação.

Segundo a nossa parceira Mariana Sanches, @resenha.a.dois no Instagram, a divulgação é a alma da venda de um produto. É preciso trabalhar a divulgação desde muito antes do livro ser publicado.  

Gerar expectativa, deixar os leitores ansiosos pelo que há de vir, ajuda muito no resultado final de vendas, quando o livro for lançado. Para isso é preciso criar uma boa relação com o leitor e público em geral. 

Natália, @cemlivros no Instagram, destaca que é fundamental se manter presente em mais de uma rede social, estar presente no Facebook, Instagram, Twitter e outras. Para quem quer fazer um nome no cenário de autopublicação, é preciso se fazer presente. Ter contato com os leitores e com as pessoas da comunidade literária. Um conselho que nossa parceira deixa aos autores é que não criem um perfil para o livro, afinal, o escritor não deve pensar em parar apenas em um trabalho publicado. É importante construir, portanto, perfis com o seu nome como autor e divulgar as suas obras. 

Faça enquetes, apareça nos stories, dê um olá, responda aos comentários, seja gentil, crie uma relação com o público que o acompanha. 

02 – Parcerias. 

Não existe no mundo quem caminhe só, isso cabe para qualquer jornada da vida, em algum momento, haverá a necessidade de contar com outras pessoas para seguir em frente. Portanto, para os autores que desejam aumentar o seu alcance, parcerias são essenciais. 

Um erro, muito comum, e que precisa ser esclarecido, é que o parceiro de divulgação não é um vendedor. O número de suas vendas dependerá de sua abordagem e do conjunto de empenho que você dedica à divulgação. O parceiro te ajudará a alcançar novos números e, a partir daí, é preciso manter o interesse das pessoas, como? 

Publicações que mostram seu processo de escrita, carrosséis compartilhando técnicas de escrita ou o tema do livro, ter orgulho do seu material e divulgá-lo com boas fotos, com paciência e carinho. Trabalhar a divulgação requer cuidado, tempo e dedicação. 

A parceria é essencial para um escritor iniciante. Nossa parceira Raiane Moraes, @stars_pink no Instagram, destaca que para um autor iniciante, quanto mais pessoas estiverem falando do seu livro, melhor. O primeiro passo para que isso aconteça, é por meio das parcerias, pessoas que irão ler a obra, divulgá-la e chegarão em mais pessoas. 

03 – Conteúdo. 

Não basta criar um perfil de escritor, mencionar vez ou outra o que faz e partir para a repetição da venda. As pessoas vão se interessar pelo seu livro na medida em que se interessam pelo seu conteúdo. Divida um pouco de quem é você, crie conexão com os seus seguidores. 

Trabalhe o seu conteúdo de maneira certeira.

“Divulgue trechos do seus textos, faça posts explorando o seu livro, passe da sinopse e da capa, instigue o leitor.”

Raiane Moraes, @stars_pink

Se você não promove o que aborda a sua história, como espera que as pessoas se interessem? 

“É importante não ter um perfil privado, repostar trechos ou grifos que os leitores fazem no livro”. 

Natália, @cemlivros

Use o seu conteúdo para mostrar às pessoas como você fica feliz com os feedbacks que recebe, como gosta dos seus leitores, como são importantes. 

Divida suas leituras, os autores que admira, os livros que quer ler. Não existe escritor que não leia, destacar um pouco de suas leituras e pesquisas, faz com que outros também se inspirem e admirem ainda mais o seu conteúdo. 

Evite divulgar frustrações demais, muito da vida pessoal ou passar a fazer conteúdos apenas baseados em memes. Crie conteúdo baseado na sua experiência escrevendo, faça posts interativos, onde os seguidores possam te responder por meio dos comentários. Se faça presente. 

04 – Interaja com a sua casa editorial. Interaja com a UICLAP! 

Casa editorial é a morada do seu livro, a editora, plataforma ou serviço em que você resolveu publicar. Os leitores gostam de ver uma boa relação entre o autor e a editora pela qual publicou. 

A UICLAP promove interações, posts com dicas de escrita, produção, divulgação e muito mais; participar em comentários, compartilhando o conteúdo, falando do serviço da plataforma com outras pessoas, traz mais confiança aos seus seguidores. 

Quando vemos uma relação estabelecida entre o autor, a editora, outros autores, vemos uma comunidade forte. Acredite, isso faz muita diferença na maneira como as pessoas enxergam o seu trabalho. Elas notam que você confia, está satisfeito e é participativo, isso as leva a procurarem saber mais sobre você, sobre o seu conteúdo e sobre o seu livro. 

Nossas parceiras destacaram que é importante se mostrar engajado com a editora. Participe das lives, fale sobre a sua experiência, apoie outros autores. Vai fazer muito bem ao seu engajamento e alcance nas redes. Lembre-se que as redes sociais são lugares de interação, quanto maior a interação, maior pode ser o alcance do que fazemos. 

05 – Interaja com seus leitores! Se faça presente! 

Nossa vida depende de movimento, nas redes sociais não é diferente. Se quer ter resultados, é preciso movimento. 

“Peça que seus leitores avaliem a sua obra na plataforma da UICLAP, muitos acabam esquecendo e isso é muito importante.”]

Natália, @cemlivros

“Lembre-se, para que um produto venda, o trabalho deve ser em conjunto, ambos devem estar no mesmo propósito!”

Mariana Sanches, @resenha.a.dois

Mesmo que você seja tímido, é possível, com paciência e foco, criar bons conteúdos e se destacar. Quem melhor para falar do seu livro, do que o leitor? Divulgar as avaliações instiga a curiosidade e é uma maneira de demonstrar que se importa com o leitor. 

Agradeça pelos comentários, promova sorteios ou ações pontuais de promoções, estimule a participação. 

Acima de tudo, seja confiante. A confiança transparece, e muda tudo. 

Com as ótimas dicas das nossas parceiras Natália, Mariana e Raiane, que bombam nas redes sociais, temos certeza de que você vai conseguir se destacar.  Você pode procurá-las para ajudarem na divulgação do seu livro também. Não esqueça de que a parceria, associada a todas as dicas valiosas deste artigo, é que darão resultados positivos. 

05 Dicas Valiosas Para Crescer No Bookstagram E Divulgar O Seu Livro!

5 pensou em “05 Dicas Valiosas Para Crescer No Bookstagram E Divulgar O Seu Livro!

  1. Beleza, Maravilha seu texto, apenas para complementar, tem um programa chamado: PCG Programa Classificados Grátis, esse Software é um agregador de sites de classificados, nele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse programa você pode anunciar automaticamente nesses sites, vale muito a pena usar ele agiliza muito o trabalho além de te dar uma lista que sempre é atualizada com novos sites, com esse programa você consegue ter mais trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer divulgação e faço vendas praticamente usando só ele. Fica ai a dica… Seu texto me ajudou muito. Abraços a todos do grupo

  2. Para mim que sou iniciante esses posts têm sido muito importantes.
    Obrigada pela preocupação UICLAP.
    As dicas que vocês dão fazem toda a diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo