Quer aumentar suas chances de vender seu livro?

Quer  aumentar suas chances de vender seu livro?

Seu livro já foi publicado e agora chegou a hora de vendê-lo. Lembre-se que você será o maior divulgador da sua obra, então é muito importante fazer isso da forma certa. Veja algumas dicas e aumente as chances de vender seus livros.

1 – Acredite em seu conteúdo

Não basta saber tudo sobre como vender um livro. O autor deve antes de qualquer coisa acreditar em seu conteúdo, pois esta é a principal força motivacional para investir energia e tempo.

2 – Dedique-se em produzir um livro atrativo

Criar de maneira bem feita a capa, contracapa, lombada, bem como o sumário, números de páginas etc, o conteúdo deve estar bem formatado. Tenha em mente que a capa é sua vitrine de venda, uma boa capa aumenta as chances de vender seus livros!

3 – Divulgue!

 Após a execução do passo 01 e 02, com a finalização do conteúdo, é hora de divulgá-lo. Um grande erro que muitos profissionais do mercado editorial cometem é acreditar que simplesmente basta publicar o livro e pronto, será vendido rapidamente, isto NÃO acontece, e por que? Por motivos muito simples: o leitor não conhece o conteúdo, não conhece o autor e não tem referência prévia deste livro. 

Sendo assim, para aumentar as chances de vender o livro, devemos investir em marketing? Sim e não. Vamos explicar.

4 – Entenda seu produto

O produto do livro é um conteúdo intangível, não é algo que se possa ver nem tocar, diferente de um produto tangível – como uma bicicleta. No caso da bicicleta, ainda podemos tocar, ver, escolher a cor, o tamanho e muitas vezes “testar”. Já a compra online de um livro seria uma compra no escuro, uma loteria, investimos na compra sem saber se iremos gostar ou não. 

Justamente por isso não adianta simplesmente escrever um livro e publicar fotos nas redes sociais, pois ao verdadeiro produto (que é a história) o consumidor não tem acesso. E por isto, neste primeiro momento, não vale a pena investir no marketing tradicional ou digital, pois a chance de não se ter retorno é muito alta e irá gerar uma grande frustração, além de perdas financeiras.

Qual seria então a melhor maneira de, com um baixo investimento, ter grandes chances de vendas? Para responder a essa pergunta é necessário que se conheça o comportamento de compra do consumidor no mercado editorial, portanto, vamos a alguns números:

5 – Entenda o consumidor: Como os leitores compram livros?

90%Compram livros por indicação
8 a 9%Compram livros para atender a uma instituição de ensino
1%Compra  livros aleatoriamente

A tabela acima contém tudo que precisamos saber para ter uma chance de alavancar as vendas, analisando a mesma, podemos perceber que o ingrediente principal para vender livros é o famoso boca a boca.

Por que comprar um livro desconhecido se podemos comprar um que algum amigo nos indicou? Quando nos indicam um livro, ficamos tentados a comprá-lo, pois significa que alguém o comprou, leu e virou um “divulgador”. Aquele sentimento de insegurança na compra de algo desconhecido diminui (e muito!). A compra deixa de ser uma loteria. 

O Grupo Primário

Legal, e como fazemos para que indiquem nossos livros?  Para que possam indicar é muito importante que um grupo chamado de Grupo Primário tenha acesso ao conteúdo. São as pessoas de relacionamento mais próximo do autor: familiares, amigos, colegas de trabalho, etc. 

É justamente aqui onde tudo começa. A dica é investir para presentear este grupo com seus livros, fazer um evento de lançamento, presentear em datas como aniversários (quer presente melhor do que um livro, ainda mais escrito por você?! que orgulho!), fazer sorteios… Ou seja, semear o Grupo Primário com o livro! Este é o melhor investimento a ser feito no início e o marketing que faz sentido. 

Divulgadores orgânicos

Uma vez o Grupo Primário tendo acesso ao conteúdo, eles podem ou não se tornar divulgadores. Aqui entra a variável “conteúdo” – se o conteúdo agradar, o boca a boca começa. Ele mesmo irá romper a barreira do Grupo Primário e atingirá um nível maior – que é o Grupo Secundário, onde as vendas começam de fato acontecer. Este é um grupo um pouco mais distante do autor e maior. Novamente, se o conteúdo agradar, irá para o Grupo Terciário, onde ainda mais vendas acontecem e assim sucessivamente.

O grupo Primário funciona como um laboratório, é um grupo de experimento, investe-se pouco e obtêm-se muitos feedbacks.

O Grupo Secundário, quase não se investe, mas consegue-se entender o potencial do conteúdo.

Os Grupos mais distantes são só alegria e recebimento de direitos autorais.

Importante!

Agora que você já sabe Como vender um livro, lembre-se: se o autor não investir no conteúdo para permitir que o Grupo Primário tenha acesso, nenhum ou quase nenhuma venda irá acontecer. Não tem outro jeito! É um investimento que pode mudar a vida do autor. Gastamos tanto com bobagens e agora que temos a chance de investir em algo que pode mudar nossas vidas, não iremos fazer?! 

#FICAADICA

Saiba mais sobre autopublicação aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published.