Como fazer a capa do livro?

Como fazer a capa do livro?

Você demorou um tempão para finalizar o seu livro, reescreveu, revisou inúmeras vezes, separou os capítulos, deixou tudo prontinho para publicação. Mas depois de tudo, vem uma parte que nem todos os autores estão preparados: a capa do livro. Temos percebido que essa tem sido uma questão para vocês que querem fazer a publicação independente, principalmente para autores que não querem terceirizar esse serviço e decidem fazer eles mesmos o design. Por isso queremos te ajudar e daremos aqui algumas dicas de como fazer a capa do livro para que ele fique atrativo e transmita a mensagem da história.

Todos nós já ouvimos a frase “Não julgue um livro pela capa”, mas na realidade, você provavelmente deve saber que todos nós somos atraídos para os produtos que são visualmente agradáveis. A capa de um livro funciona como uma propaganda para o seu público, por isso ela é tão importante. Ela é primeira impressão que um livro cria em seus leitores em potencial.

Se um leitor vê um livro com uma capa amadora, ele irá acreditar que o conteúdo também está mal escrito. Então, a nossa dica é ter uma dedicação extra nessa etapa, combinado? 🙂

O que a imagem da capa do livro deve conter?

Então, depende. Como parte do processo criativo, existem pessoas que tentam fazer justiça a tudo o que aconteceu com o livro. Isso com certeza é muito difícil, então nós indicamos tentar ser inteligente sobre a essência geral do livro.

Pode haver uma cena, detalhe, objeto ou metáfora que se torna a semente da capa. Mas CUIDADO!

Isso se tornará um obstáculo se você tentar analisar excessivamente a mensagem da capa. As capas de livros têm o objetivo de sugerir seu conteúdo e despertar o interesse de um leitor, não regurgitar ou complicar demais.

Itens obrigatórios na capa: Nome do autor e Título do livro. O logo da Uiclap será adicionado automaticamente conforme você faz a publicação, mas você pode escolher a posição e a cor.

Na contracapa é interessante colocar uma sinopse do livro. Lembrando que a sinopse não é um resumo da história, e sim uma forma de vendê-lo, portanto deve ser atraente.

Medidas da capa do livro na Uiclap

A imagem da capa do livro é composta das seguinte partes:

  • Capa (frente do livro)
  • Contracapa (atrás do livro)
  • Lombada (lateral do livro)
  • Margem de segurança (ou sangria)

Medidas e resolução da capa

  • A capa e contracapa são do mesmo tamanho do livro;
  • A lombada depende da quantidade de páginas do seu livro;
  • A margem de segurança é de 5 mm para cada lado (em cima, embaixo, direita e esquerda).

Essa margem é necessária por causa do corte feito na hora da impressão. Apesar dos cortes serem feitos na máquina, pode ocorrer um pequeno erro de corte, e se não tivermos esta margem de segurança, irá aparecer uma borda branca na sua capa.

Nesta fase você precisa de uma única imagem composta da capa, contracapa e lombada, tudo junto.

DPI

O DPI (dots per inch) significa a resolução da imagem. Para que a sua imagem tenha uma impressão aceitável, é necessário um mínimo de 300 DPI.

O ideal seriam 600 DPI. Caso a imagem tenha uma resolução menor, poderá aparecer quadriculado na impressão.

Pixels

A medida da sua capa em pixels, depende da resolução (DPI). A conversão de centímetros (cm) para pixels (px) é: 1cm = 236px

Então, se tiver um livro de 16cm x 23cm, com 100 páginas, em 600 DPI, as medidas seriam:

  • Capa e contracapa: 3780 px x 5433 px;
  • Lombada:  100 páginas = 6mm = 142px
  • Margem de segurança: 5mm = 118px

Total: 7937 px x 5669 px.

Lombada

O tamanho da lombada depende da quantidade de páginas que seu livro tem. A nossa ferramenta irá calcular o tamanho para você, mas se você quiser ir se adiantando, o cálculo é:

(Quantidade de páginas / 20) + 1

Em milímetros. Isto é, para um livro com 100 páginas: (100 / 20) + 1 = 6 mm de lombada.

Dicas!

Use um fundo limpo! Se você estiver usando uma fotografia ou outra imagem gráfica na capa do livro, verifique se o título está legível. No exemplo abaixo, a capa à esquerda usa a fonte sobre o fundo poluído, tornando quase impossível a leitura. A capa à direita usa a mesma foto, mas com fontes mais limpas e um fundo simples.

Bem melhor, né?

Outra coisa: faltou inspiração? Calma! O Pinterest também é uma ótima plataforma para se inspirar com capas lindas de livros: 

Como editar a capa do livro

Um programa fácil, intuitivo e sem custo para produzir o design da sua capa é o Canva. Nele, você consegue montar a capa do seu livro já no tamanho certo.

ATENÇÃO: No link acima, do Canva, você edita a parte “da frente” do livro, mas depois deve fazer a contracapa e a lombada, se houver (e sempre incluir a margem de segurança).  

Ficou com alguma dúvida? Manda pra gente nos comentários, ficaremos felizes em responder. 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published.